*USURPAÇÃO DE TERRA E VIOLAÇÃO DA TRIBO DE JUDÁ*
Aprendemos durante todo tempo em que frequentavamos o cristianismo e judaísmo que Jerusalém é a antiga Salem, terra que pertencia aos jebuseus , onde Melquisedeque foi rei, entretanto, podemos ver na própria Torah que não é bem assim . Segundo o que lemos no livro de Bereshit ( Genesis ) , Salem é uma cidade de Siquém:
18 _E chegou Jacó salvo à Salém, *cidade de Siquém*, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade._
( Genesis , 33 )
Acima vemos claramente que a Torah nos localiza onde estava a cidade de Salem , que estava em Siquém, terra está que está ao norte de Israel, e não ao Sul.
Siquém (Sichem, Shkhem ou Sh-chea-mm, Hebraico: שְׁכֶם / שְׁכָם, Padrão Šəḫem Tiberiano Šəḵem; "Ombro", moderna Tell Balata (Balata al-Balad) Cisjordânia, hoje Nablus) foi uma cidade Cananeia mencionada nas cartas de Amarna e posteriormente transformada em uma cidade israelita na Tribo de Manassés. Foi a primeira capital do Reino de Israel.
Ou seja, esta cidade esta localizada entre a tribo de Manassés, e não a tribo de Judá como conta erroneamente a tradição judaica.
Atualmente é a cidade de Nablus , exatamente onde residem os israelitas samaritanos , a mais de 150 km de distância de Jerusalém.
A cidade de Salem que posteriormente se tornou uma província habitada pela tribo de Judá , era uma outra Salem , que pertencia aos jebuseus, que se chamava Jebus-Salem , logo , não era a mesma Salem das peregrinações dos patriarcas Abraão e Jacó.
Outro caso delicado, é a usurpação de terra feita por Judá a duas tribos , Simeão e Benjamin .
Como podemos ver no mapa geográfico das 12 tribos de Israel, podemos notar que o território demarcado onde se encontra Jerusalém, pertence a tribo de Benjamin , e não a tribo de Judá. Logo a associação do Monte Moriá a Jerusalém , feita pela tradição judaica , seria uma colocação equivocada , uma que se o templo judaico foi erguido nesse local por Salomão, então Salomão teria erguido o templo nas terras da tribo de Benjamin e não nas terras de Judá.
Vejamos o mandamento da Torah:
14. _Não removerás os marcos do teu próximo, colocados pelos teus antecessores na tua herança que receberás, na terra que o Senhor teu Deus te dá para a possuíres._
(Deuteronômio, 19)
Como vemos acima , a Torah ordena que exista qualquer tipo de remoção nos marcos territoriais das tribos, sendo assim , qualquer tipo de unificação de terras como aconteceu em períodos posteriores em Israel, é totalmente inválido e descredencia a idéia de qualquer promessa a tribo de Judá com base ao local de adoração.
Como podemos ver no mapa, a tribo de Simeão recebeu suas terras dentro do território de Judá, entretanto isso não significa que a tribo de Simeão se tornou uma só com a tribo de Judá, até mesmo na Torah israelita Samaritana, podemos ver que a profecia de Jacó aos seus filhos em Genesis 49 , se difere ao texto da Torah judaica, pois na Torah israelita Samaritana , Jacó enfatiza a região da tribo de Simeão dentro da terra de Judá, que misteriosamente cai em esquecimento :
10 _*Uma tribo não se afastará de Ye'ooda, ( Shimon/ Simeão )* e um legislador entre suas
bandeiras, até que Sheelah venha, e para ele as nações serão entregues,_
Baaraashet 49
Deixando claro também, que além dessas coisas mencionadas acima , Judá também cai em desobediência em relação ao local de sacrifício e holocaustos que a Torah manda que seja feita sobre o monte Gerizim , na terra de Efraim, como vemos no último mandamento no decalogo da Torah israelita samaritana , embora esse texto houvesse sido removido por Esdras na versão judaica da Torah :
14 Não cobiçarás a casa do teu próximo, e não cobiçarás do teu próximo
o seu campo e mulher, ou o seu servo ou a sua servo, o seu boi e o seu jumento, ou qualquer coisa que pertença a seu próximo. E quando Shehmaa Seu Eloowwem levá-lo para a terra do Kaanannee a qual você herdará . Você deve levantar grandes pedras e as limpe com cal. E você deve escrever sobre elas todas as palavras desta lei. E quando você tiver passado sobre o Yaardaan você deve levantar estas pedras, que Eu te ordeno hoje, em Aargaareezem. E ali edificarás um altar a Shehmaa, Teu Eloowwem, um altar de pedras; não alçarás ferramentas sobre elas. E você deve construir o altar de Shehmaa seu Eloowwem de pedras
inteiras. E tu oferecerás holocaustos ali para Shehmaa Seu Eloowwem. E
sacrificarás ofertas e comerás ali. E você deve se alegrar diante de Shehmaa seu Eloowwem. Aquela montanha, no outro lado do Yaardaan, além do caminho para o pôr do sol, na terra dos Kaanannee que habitamna pradaria, diante do Gaalgaal, ao lado de mooraAalone, diante de Ashkem.
Shemot 20
Também vemos na Torah que qualquer sacrifício que não é levado a porta da tenda , no local prescrito pelo Eterno na Torah é crime:
1. _Disse mais o Senhor a Moisés:_
2. _Fala a Arão e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Isto é o que o Senhor tem ordenado:_
3. _Qualquer homem da casa de Israel que imolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou fora do arraial,_
4. _e não o trouxer à porta da tenda da revelação, para o oferecer como oferta ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue, pelo que será extirpado do seu povo;_
5. _a fim de que os filhos de Israel tragam os seus sacrifícios, que oferecem no campo, isto é, a fim de que os tragam ao Senhor, à porta da tenda da revelação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios de ofertas, pacíficas ao Senhor._
(Levítico, 17)